Relacionamento com o ClienteComo escolher a playlist certa para o seu restaurante

por Kelly Paiva4 min de leitura

Quer criar um ambiente perfeito em seu restaurante? Você não precisa ser um DJ para selecionar a playlist certa.

Como dono de um café, bar ou restaurante, você provavelmente está se perguntando como escolher uma playlist que faça seus clientes falarem de você pelos motivos certos.

Nós do Ocarte acreditamos que a música desempenha um papel essencial no clima do seu estabelecimento e pode ser a diferença entre um cliente em potencial entrar ou passar direto pelo seu estabelecimento.

Embora as escolhas musicais sejam muitas vezes esquecidas, errar na escolha é muito perceptível. Faça certo e você aumentará sua vantagem competitiva, mesmo sem servir um único prato de comida.

Este guia o ajudará a descobrir alguns dos segredos para criar o ambiente certo e até aumentar suas vendas.

Escolha o seu tema 🤔

Seja você um bar, uma hamburgueria, restaurante ou café, lembre-se de que cada estabelecimento é diferente e essa é a beleza.

Comece identificando seu tema - que culinária ou bebidas você prepara? Que tipo de imagem você quer passar? Que grupo demográfico de clientes você está almejando?

O tema do seu estabelecimento influenciará muitas outras coisas como por exemplo os móveis e iluminação.

Não tenha medo de experimentar isso, as pessoas adoram novas experiências e, pensando fora da caixa, você garantirá que seus clientes tenham uma experiência incrível.

Música ao vivo ou gravada? 🎙️

Embora não haja uma resposta padronizada para qual música você deve tocar em seu estabelecimento, você escolherá entre música ao vivo ou música gravada, e ambas têm seus próprios prós e contras.

A música ao vivo tem o poder de unir as pessoas com uma experiência compartilhada, incita emoções e faz com que seus clientes se sintam parte de algo especial.

A música gravada é perfeitamente aceitável, a variedade de músicas, estilos, tempos e humores são muito mais flexíveis e versáteis. Sinta-se à vontade para experimentar uma mistura de música ao vivo e gravada, cada uma com sua hora e lugar.

Planeje 📅

Fique por dentro dos principais eventos que estão acontecendo no momento. Se o seu Sports Bar esteja exibindo futebol ou UFC, Fórmula 1 ou futebol americano provavelmente não é uma boa ideia ter uma banda barulhenta tocando ao mesmo tempo.

Programe sua música em torno desses eventos, é uma ótima maneira de se diferenciar de outros locais e pode até mesmo ajudá-lo a reter clientes no final de um happy hour - as possibilidades são infinitas! Ao mesmo tempo tenha o cuidado de considerar a hora do dia, o volume da música e se é cantada ou instrumental.

As manhãs são normalmente adequadas para música instrumental leve de fundo que não é muito alta, enquanto as noites são normalmente adequadas para música mais alta e animada.

Crie ligações entre música e ambiente 🔗‍

A chave é fazer tudo consistente e de acordo com a personalidade do seu estabelecimento. Por mais que você goste de ouvir heavy metal no carro durante os horários de pico do tráfego, provavelmente não é o mais adequado para o seu Sushi Bar.

Garanta que a mobília, a iluminação e a música combinam com o tema que você está procurando. Os clientes adoram novas experiência e não há maneira melhor de fazer tudo combinar e parece natural. Tente criar ligações entre o tema escolhido de forma consistente, isso também inclui a sua escolha de música!

Organize uma lista de reprodução 🎵

Se você se considera um conhecedor musical, que melhor maneira de mostrar ao mundo do que fazer escolher sua própria playlist do Spotify?

O Jack Rock Bar é referência no cenário rock de Belo Horizonte desde 2003, com um ambiente totalmente estilizado de forma a transportar o público para uma atmosfera genuinamente rock n' roll. Atualmente, com mais de 75k seguidores no Instagram, funciona como um ótimo canal de marketing para eles se aproximarem de seus clientes ao longo do dia.

Este projeto é uma forma prática de construir sua marca e é uma ótima maneira de fazer as pessoas falarem sobre seu local de outras maneiras além de como sua comida é deliciosa.

Dica bônus - uma lista de reprodução do Spotify também é uma ótima maneira de promover seu estabelecimento em vários canais.

Esperamos que você seja capaz de aumentar as vendas com essas dicas e garantir que seus clientes tenham uma experiência que eles vão lembrar por toda a vida. Divirta-se com este guia, ampliar os limites pode tornar seu local o mais exclusivo do quarteirão!