Redes SociaisComo fazer o marketing para o seu restaurantes que traz resultados

por Mirella Miranda4 min de leitura

Foram-se os tempos em que os restaurantes eram conhecidos apenas pelo boca a boca. Hoje em dia, muitos empreendedores estão investindo e abrindo restaurantes como forma de iniciar um negócio. Então, como fazer o seu restaurante se destacar em meio a tantas outras opções?

Planeje com antecedência 📅

Você já ouviu o ditado "se você falha em planejar, está planejando falha"? Esta frase de Benjamin Franklin resume o motivo do fracasso de muitos empreendedores que se aventuram no mundo dos negócios sem um planejamento adequado e realista.

A falta de um planejamento também é o principal motivo do fracasso de muitas empresas que ao primeiro obstáculo, sucumbem por não saberem como agir ou demoram demais para encontrar uma solução. Quando realizamos um planejamento estratégico da forma correta, podemos enxergar dificuldades e identificar novos caminhos minimizando impactos negativos gerados por fatores internos ou externos.

Sabemos que como proprietário de um estabelecimento, sempre há algo para fazer e priorizar as tarefas é um malabarismo constante porque sabemos que os clientes ocupam o primeiro lugar. E quando falamos em marketing entendemos que envolve muito mais do que apenas criar perfis nas redes sociais e postar de vez em quando. Essa pode ser e provavelmente será a sua principal fonte de divulgação e por isso vale a pena investir seu tempo planejando seus conteúdos.

  • Crie um calendário de marketing com seus objetivos, sessões de fotos, feriados e futuros eventos. Assim você poderá ver com antecedência o que está por vir e se planejar para isso.

  • Programe sua campanha de marketing para uma semana à frente. Agende as publicações. Faça algumas semanas de antecedência para que você sempre tenha algum conteúdo pronto.

  • Responda a quaisquer comentários de mídia social nos momentos do seu dia para que não haja muito tempo de espera.

  • Use seu calendário para organizar seu conteúdo pelas plataformas que você usa, como Facebook, Instagram e e-mail marketing. Inclua os dias especiais que estão chegando, pois eles oferecem oportunidades para promoções e conteúdo. Podem ser feriados nacionais de alimentação, datas importantes ou feriados públicos. Este é um ótimo momento para garantir que seu horário de abertura e fechamento também esteja atualizado.

Define metas

Quais são seus objetivos de marketing? Você está tentando atrair novos clientes ou fidelizar os recorrentes? Você está lançando um novo produto?

Escolha um ou dois objetivos e concentre-se neles, em vez de tentar atingir vários objetivos ao mesmo tempo. Essa abordagem significa que sua energia é direcionada e você obterá resultados muito melhores. Depois de decidir sua meta, estabeleça um prazo e desenvolva suas atividades de marketing em torno dele.

Conheça o seu público

Crie um cliente ideal - para direcionar suas atividades de marketing a ele. Sim, você deseja dar as boas-vindas a todos em seu estabelecimento, mas ao tentar fazer o marketing para todos, ninguém sentirá que você está falando com eles. Use os dados de seus clientes e percepções sociais para descobrir quem é seu cliente médio. Coloque sua idade, ocupação de trabalho, localização, renda média, pedido típico e comportamento de compra.

Perfil do cliente

  • Nome: Maria
  • Idade: 35
  • Ocupação: consultora
  • Localização: Zona sul
  • Renda: R$ 100 mil por ano
  • Pedido típico: café com leite
  • Comportamento de compra: Maria pega café no caminho para o escritório. Ela às vezes organiza reuniões com clientes ou convida sua equipe para café.

Agora que você sabe mais sobre a Maria, pode começar a descobrir maneiras de fazer marketing para ela. Que tal um café da manhã ou almoço rápido para viagem como um lanche saudável que não precise esquentar?

Quanto mais você conhece seu cliente ideal, melhor você pode atendê-lo. Se "Maria" tem família, hábitos de treino específicos ou até mesmo um aniversário chegando, há outras maneiras de fazer marketing para ela.

Se você tiver suporte para administração de marketing, mídia social ou fotografia, as ferramentas de gerenciamento de projetos podem ajudá-lo a se manter no controle e delegar tarefas. Você pode usar ferramentas gratuitas como Asana para gerenciamento de projetos, Canva para design e Mailchimp para e-mail marketing. Ocarte permite que você mantenha o controle dos dados do seu cliente para que possa enviar e-mail aos clientes que o aceitaram.

E como podemos te ajudar?

Na plataforma d'Ocarte ao cadastrar o cardápio digital do seu estabelecimento você terá acesso a configuração do pixel do Facebook e do Google Analytics. O pixel é uma forma de acompanhar os dados e o comportamento dos clientes. Com o pixel é possível otimizar seus anúncios, criar públicos-alvo e fazer remarketing para pessoas que já realizaram algum tipo de ação no seu cardápio.

Sem mencionar que o cardápio digital do Ocarte apresenta um gasto médio de 20% a 40% maior. Permita que sua equipe se concentre em fornecer o que há de melhor no seu estabelecimento, ao mesmo tempo que aumenta as vendas. ‍