Como Abrir um NegócioAbrindo um restaurante? Veja como gerenciar seus custos para maximizar o lucro

por Kelly Paiva3 min de leitura

Abrir um restaurante pode ser assustador, então elaboramos um guia básico para ajudá-lo a gerenciar custos e maximizar o lucro.

Abrir um restaurante é como começar qualquer outro negócio. Existem muitos fatores que contribuem para os custos e despesas gerais - incluindo salários, aluguel, alimentos e bebidas e seguro - mas o único objetivo é maximizar a receita e garantir que seu ROI o faça sair por cima e não do seu bolso.

Pode ser assustador, por isso elaboramos um guia básico sobre como estruturar seus custos para impulsionar as vendas e aumentar o lucro.

Claro, não somos especialistas em finanças, mas entendemos os custos envolvidos na abertura de um restaurante e administração de um estabelecimento; então resolvemos compartilhar um pouco de nossa sabedoria com você. Lembre-se de que os custos podem variar entre os tipos de negócios (bares, restaurantes, cafés, etc.), mas essas são médias gerais baseadas nas estatísticas do Sebrae.

Os custos a considerar ao abrir um restaurante

Salários 👩🍳

Os salários cobrem tudo, desde o pagamento, taxas de penalidade e impostos sobre a folha de pagamento até aposentadoria e direito a férias. Bem, isso pode não se aplicar ao seu negócio em particular, mas são todas considerações importantes ao abrir um restaurante.

Quanto você gasta com os salários será afetado pela metragem quadrada do local e seu tipo de serviço - você é um self-service, faz um pedido no bar ou serviço de mesa em um local? Como regra geral, os salários devem ser mantidos em 40 - 45% da receita total.

Lembre-se de levar em consideração os custos de software ou plataforma que esteja usando; por exemplo, uma ferramenta de agendamento ou plataforma de comunicação de equipe.

Alimentos e bebidas 🍸

Esta é a alma de qualquer restaurante e se há algo que maximiza o ROI é a qualidade dos seus alimentos e bebidas, pois isso leva ao retorno dos clientes e ao marketing boca a boca. Mais uma vez, os custos dos alimentos e bebidas dependem do tipo do estabelecimento; os bares gastam menos com comida do que restaurantes e cafés; mas vai gastar mais em álcool. Você quer que a geladeira esteja cheia, mas não quer pedir demais. É um equilíbrio ao qual vai demorar um pouco para se acostumar. Geralmente, os custos dos alimentos devem ficar em torno de 35% do total das vendas de alimentos. ‍

Utilitários 📋

Isso leva em consideração itens como aluguel e seguro; ao mesmo tempo, leva em consideração despesas gerais como iluminação, sistemas de som, contas de água, contas de internet e telefone e contas de luz e gás; tudo o que você pode não ter considerado ao pensar em abrir um restaurante. Esses custos devem ficar em torno de 15 a 20% de suas vendas totais.

Então, o que isso significa para você?

Com base nas diretrizes básicas acima, abrir um restaurante e gerenciar seus custos corretamente pode resultar em um lucro de até 10% da receita bruta, com uma margem média de lucro de 4,2.

É importante não cortar atalhos quando se trata de qualquer um dos itens acima; no entanto, isso não significa que não haja coisas que os proprietários de restaurantes, bares possam fazer para simplificar seus custos, otimizar suas ofertas de alimentos e aumentar as vendas ao abrir um restaurante.

Como podemos te ajudar?

A equipe do Ocarte trabalhou duro para desenvolver uma plataforma que além de digitalizar e gerenciar o seu cardapio de forma simples em tempo real, você poderá otimizar para aumentar a conversão e o ticket médio. Isso significa minimizar o desperdício de alimentos cortando pratos de baixo desempenho e, ao mesmo tempo, dar aos clientes o que eles desejam, prestando atenção no que está vendendo.

Sem mencionar que o cardapio digital do Ocarte apresenta um gasto médio per capita de 20% a 40% maior - um aumento médio que vimos em todos os nossos locais. Nós sabemos, isso é muito! Isso significa permitir que sua equipe se concentre em fornecer o que há de melhor no seu estabelecimento, ao mesmo tempo que aumenta as vendas totais. ‍

Quer saber mais? Descubra por que os restaurantes estão usando o Ocarte para maximizar seus lucros.